ZENIT - Notícias

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cordeiro, símbolo de mansidão.

Depois das festas natalinas, concluídas com a solenidade do batismo de Jesus, entramos na primeira fase do Tempo Comum do calendário litúrgico, usando estola verde nas celebrações.

O primeiro convite que recebemos é sobre a mansidão, como forma de imitar o "Servo de Javé" segundo o profeta Isaias que, depois de enumerar as qualidades deste servo, diz como ser o fim de sua missão: "Será levado para o matadouro com a mansidão de uma ovelha, sem dar um balido"(Cf Is 53,7)

Para imitar o Servo de Javé - Jesus - é preciso por em prática o seu ensinamento exigente: "Aprendam de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vós"(Mt 11,29b) O evangelho rico em descrições de manifestações da mansidão de Jesus, sobretudo as referencias sobre a necessidade de perdoar, Ele mesmo perdoando os mandantes de sua injusta condenação à morte na cruz.

Com toda franqueza afirma: "Eu sou o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a sua vida por suas ovelhas" (Jo 10,11) E foi o que Ele fez com sua morte de cruz!

João Batista conhecendo a profeícia de Isaias sobre "o manso cordeiro" quando viu Jesus aproximar-se dele, apresenta-o aos seus ouvintes dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia" e faz esta afirmação duas vezes.Mas foi lhe dado um sinal para identifica-lo: "Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este quem batiza com o Espírito Santo. Eu vi e dou testemunho: Este é o filho de Deus. João Batista lembra o dia em que batizou Jesus no Rio Jordão: Depois de Batizar Jesus, João viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre ele".E do céu veio uma voz que dizia: Este meu Filho amado, nele está meu pleno agrado"(Mt 3,16-17).

Os cristãos são chamados a serem imitadores de Jesus na sua mansidão que deve ser o sinal da verdadeira humildade como foi a humildade do filho de Deus que "se aniquilou. Tomando a forma de servo"(Fl 2,7) Existe uma falsa humildade, chamada por um autor místico, de: "Humildade de anzol" que consiste em aparentar humildade para receber elogios; aliás, muito comum. A humildade, sem dúvida é o terreno fértil para a mansidão, por isso que Jesus uniu as duas no seu preceito: "Aprendam de mim... Todos somos chamados a dar o testemunho do cordeiro através da mansidão. Assim nos assemelharemos mais imagem de Jesus. O nosso mundo esté exigindo, reclamando paz. Porém a ferocidade humana continua ensangentando a terra com os atos de violência. Começamos o terceiro milênio assistindo um dos mais brutais atentados à raça humana, provocando uma guerra sem quartel!

Frei José Pinto Ribeiro, OAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário