ZENIT - Notícias

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Missão no mundo sem fronteiras

Abre-se para nós o mês de outubro que há 75 anos vem sendo dedicados ás missões na Igreja Católica e, de longa tradição consagrado como mês do Rosário, com as bênçãos de vários pontífices especialmente do grande pontfice Leo XIII.

O tema das missões tem o seu fundamento nas palavras de Jesus no Evangelho de São Mateus quando enviou os apóstolos ao mundo dizendo: "Foi me dado todo o poder no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28,19-20) repete quase as mesmas palavras em São Marcos: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a boa nova a toda criatura" (Mc 16,15). A missão consiste em anunciar.

Durante muito tempo julgava-se que à alguns era confiada essa função de partir para regiões distantes a fim de levar a Boa Nova: Era a missão Junto aos pagãos, chamados de infiéis. Hoje, passou-se a considerar terra de missão também os países cristãos, surgem então outro aspecto importante para a missão: a missão junto aos fiéis, mas cujo conhecimento da mensagem evangélica entrou em crise, tende chegado a uma perda completa para muitos.

O Papa João Paulo II na Encíclica Redemptoris Missio exorta todas as Igrejas e os pastores, os sacerdotes, os religiosos forma de particularismo, exclusivismo, ou qualquer sentimento de auto suficincia ( CF Rm 8,5). Durante o mês de outubro todos os fiéis são convidados a refletir sobre a sua função de anunciar a Boa Nova do Evangelho, cujo significado é: Boa notícia!

A missão deve iniciar-se em cada lar, em cada família, e, na expressão de São Pedro; mais do que com palavras, com o comportamento de cada um (Cf 1PD 3,1) especialmente em se tratando do relacionamento com quem não quer ouvir a Palavra, ou ainda não dão ouvido à Palavra. A estes é preciso conquistá-los com o Exemplo.

Na parábola da vinha, o Evangelho abre aos nossos olhos o imenso campo do Senhor e a multidão de pessoas, homens e mulheres, que ele chama e envia para trabalhar neste campo, chamado vinha. A vinha é o mundo inteiro (CF Mt 13,8) que deve ser transformado, segundo o plano de Deus em ordem ao advento, definitivo do Reino de Deus.

Durante o mês de outubro somos convidados a pedir ao Senhor da vinha que envie operários (C Mt 9,38).

Assim estaremos preparados para o dia mundial das missões que neste ano será no dia 21 de outubro, completando 75 anos de Jornadas Missionárias. Neste dia haverá a grande oração pelas missões e também coletas em favor das regiões pobres no campo missionário.

Frei José Pinto Ribeiro OAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário