ZENIT - Notícias

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dê olho no mês da bíblia

Em setembro comemora-se oficialmente entre os católicos o Mês da Bíblia. Nos três anos que precederam O grande jubileu do ano 2000, celebrando o Mistério de Jesus Cristo, durante o mês de setembro ficaram em destaque os evangelhos de Marcos, Lucas e Mateus.

Agora como a Igreja. no Brasil lançou o "Projeto Ser Igreja no Novo Milênio" foi apresentado como subsídio para estudo e reflexão o livro dos "Atos dos Apóstolos" a exemplo do Projeto Rumo ao Novo Milênio, proposto pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) tendo instrumento de trabalho os três evangelhos acima descritos.

Para os grupos de estudos do "Projeto Ser Igreja no Novo Milênio" já foram publicados roteiros especiais a serem usados no período que medeia entre os anos 2001 e 2002 entre a Pscoa e o Advento desses dois anos. Em colaboração com o projeto, o Pe. Alberto Antonlazzi, assessor da CNBB e secretário geral do projeto "Construir a Esperança" e membro do Conselho Editorial do "Jornal de Opinião" de Belo Horizonte vem publicando uma série de estudos como o "Atos dos Apóstolos, ontem e hoje" que no começo de setembro já estará com 19 capítulos. um enriquecimento para o Mês da Bíblia.

O Mês da Bblia já conta com 30 anos de celebrações desde sua implantação em Belo Horizonte em 1971 e 16 anos de apoio da CNBB em todo o território nacional. Celebra-se no ultimo domingo de setembro. Neste ano ocorre no dia 30 de setembro o "DIA DA BÍBLIA"

Vários motivos levaram a Igreja no Brasil a adotar o mês de setembro como o Mês da Bíblia: mês das plantações, das sementeiras, mês da primavera. Porém o mais forte é a celebração da memória de São Jerônimo, conhecido como o " doutor máximo das Escrituras.

Em rápida notícia sobre São Jerônimo, podemos dizer apenas o seguinte; Nasceu no ano de 331 na atual Iugoslávia e viveu na Itália atá 30 de setembro, provavelmente do ano 42O. Sua grande obra foi a tradução dos livros do Antigo Testamento do grego para o latim clássico a língua oficial do Império Romano do Ocidente e, depois da Igreja Católica Romana. A obra ficou conhecida como "Vulgata". Quis realizar esse trabalho no berço do cristianismo, em Belém e na gruta do nascimento de Jesus. Para realizar esta obra viajou muito, especialmente em busca de maiores conhecimentos das línguas usadas nas edições anteriores da Bíblia, especialmente o hebraico e o grego. Encerra-se o mês com a memória de São Jerônimo no dia 30, último domingo do mês neste ano.

"A Bíblia é a palavra de Deus semeada no meio do povo", assim cantamos nas apresentações do livro sagrado. Que esta semente germine e cresça nos corações onde ela cair.

Frei José Pinto Ribeiro OAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário