ZENIT - Notícias

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A Festa de Cristo Rei

A Festa de Cristo Rei foi instituída liturgicamente no ano de 1925 pelo Papa Pio Xl, através da Encíclica "Qua Primas". Num período de conflitos, divisões, desesperança, onde a violência predominava e o mundo vivia os abalos das guerras. A humanidade andava sem rumo, sendo necessário e vital, assumir, comprometer-se e, reconhecer a autoridade de Cristo.

O Dia de Cristo Rei marca o encerramento do ano litúrgico e o prenúncio do Advento. Toda a Igreja celebra o Reinado de Jesus Cristo, afirmando para todos e para o mundo, que só há um único, Absoluto Deus na história, que instaura o Reino de Justiça, Verdade, de Santidade, de Amor e de Paz.

Jesus Cristo Rei, mas um Rei diferente, o seu trono foi um madeiro onde morreu perdoando para que a humanidade se libertasse da opressão, do pecado, que envenena e mata. Um Rei que sofreu humilhações por amor e por obediência. Um Rei que não tem súditos a seu serviço, mas amigos e deseja sempre mais resgatar, reconciliar porque é Libertador. Um reino que não é deste mundo, não fruto de conquistas bélicas, de dominações políticas, de impérios econômicos, de hegemonias culturais.

Ele não impõe o poder, nos conquistou com o seu próprio sangue. Em vez de uma coroa preciosa, recebeu uma de espinhos e no seu manto jogaram sorte. Foi desprezado por muitos. Mas redimiu a humanidade, porque é Rei, e todo o "joelho se dobra" diante da Sua Magnificência.

Somos chamados a entregar os tronos que construímos, para serem ocupados pela Majestade de Jesus. Reconhecendo-o como Rei, soberano em todos os aspectos de nossas vidas e somente a Ele rendermos honras e toda a glória.

Louvor e honra a Vós, o Cristo! Com a vossa Cruz redimistes o mundo. A vós confiamos este Milênio. Sustentai-nos com a força da vossa graça! Reine em nossas comunidades e no mundo inteiro!


Extrado da revista "Boa Nova" da Renovação Carismática

Arquidiocese de Vitória-ES e enviado por Frei José Pinto Ribeiro, OAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário