'Que Ele cresa e eu diminua..."
Esta foi a mensagem de João Batista aos seus ouvintes quando desconfiavam que ele fosse o Messias.
Quem recebe a noiva é o noivo, mas o amigo do noivo, que está ao lado e o escuta, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta a minha alegria, e ela ficou completa. necessário que Ele cresa e eu diminua (Jo 3,29-30).
Todo apóstolo, todo servo deve considera-se como mínimo diante do Mestre, não com humildade de anzol para pescar elogios. A falsa humildade é a mais fina sutileza do orgulho, porque este, percebido, é a coisa mais repelente, e para o apostolado é o maior obstáculo, pois esvazia toda a sua força.
Jesus, depois de interrogar aos seus encarniçados adversários, os mestres da lei: quem de vós me acusa de pecado? (Jo 8,46), o mesmo quem diz com firmeza: Tomai sobre vós o meu jugo e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração (Mt 11,29a).
Que fez Jesus para ser e dizer-se humilde? Uma coisa muito simples: rebaixou-se, desceu, despojou-se, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens, humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte e morte de cruz (Fl 2,7-8).
Creio que em todos os movimentos apostólicos na Igreja, os mais tentados pelo orgulho são os líderes, principalmente quando se colocam nesses postos movidos já pelo desejo de mando, de aparecer. Os únicos que sabem como é, ou como se faz. Infelizmente esta praga, este vírus resiste a quase todos os antibióticos espirituais.
Principalmente a humildade deve resplandecer nos animadores e em quem desenvolve algum ministério; como eu neste momento. É necessário que nos deixemos admoestar e ser corrigidos pelos irmãos. NECESSÁRIO QUE NOS DEIXEMOS SUBSTITUIR e que até nos antecipemos nisso aos responsáveis, para que não tenham que sugeri-lo a nós, muitas vezes, antes que o entendamos (Raniero Cantalamessa, A Poderosa Unção do Espírito Santo, pag 35 # 3).
É bom estar no ponto onde o Espírito de Deus age. Mas o ponto em que age o Espírito de Deus não é onde está a pessoa mais visada, porque o Espírito de Deus está, de preferência, no escondimento. Se portanto, queremos estar verdadeiramente no olho do ciclone do Espírito, corramos a ocupar o último lugar. Ali o Espírito encontrou Maria e a encheu com o seu poder.
Renovação necessita de vocações para o escondimento, quem hoje sente essa vocação para si, diga imediatamente o seu SIM junto com Maria. É preciso que nos façamos arrancar fora do último lugar. Os irmãos devem encontrar resistência para afastar-nos do último lugar, não do primeiro (A Poderosa Ação do Espírito Santo, pag 36, #2).
Altas edificações pedem fundamentação profunda! Nas frias ou no repouso, pensemos nas lições de humildade, ensinadas por Jesus e seus fiéis discípulos, não só com palavras, porém, na ação.
Frei José Pinto Ribeiro OAR
ZENIT - Notícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário