ZENIT - Notícias

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Não vos conformeis com este mundo

Seja diferente num mundo tão igual. É um desafio para o cristão do novo milênio. É hora de não somente não nos conformarmos, mas também transformarmos este século.

Estamos no 3 Milênio, ano 2.002; o clima da humanidade é de que entramos numa nova era, a era do futuro feito presente; do moderno, da tecnologia e da ciência. As coisas mudaram muito, nesse último século (XX), para não falar do último milênio:
A natureza foi duramente alterada, agredida e, boa parte dela, contaminada e destruída; as cidades e seus costumes se modificaram; a ciência se multiplicou, como a visão profética de Daniel sobre o "Tempo do Fim" (Dn.12,4); o medo da destruição total da vida sobre a terra, através de uma guerra atômica e fatal, permeou a vida de milhões por várias décadas deste século; o que nem era sonho, pelo absurdo que seria, passou a ser uma realidade vivida e esquecida no passado dos nossos dias.

O homem mudou, não só na sua aparência física, na sua forma de vestir, de viver, de se comunicar e de se locomover, mas, principalmente, no seu interior; mudanças profundas e drásticas do seu eu, da sua mente e do seu coração. Os pais mudaram, em relação aos filhos, e os filhos também mudaram, quase que de forma radical, em relação aos pais, pra não falar da mudança do relacionamento dos casais, dos amigos e do próprio homem com Deus, seu Criador.

O respeito, a atenção, o carinho, o amor, a bondade, a ética e a honra, entre outros sentimentos tão nobres e verdadeiros, são valores quase sempre esquecidos e desvalorizados.

São tantas as mudanças, em todos os sentidos, que não poderíamos enumerá-las em tão curto espaço: Passamos da carroça, puxada por burros, no incio do século, para viagens interplanetárias no seu final. Os "luzeiros", criados por Deus, no firmamento, para clarear e separar o dia da noite, são vistos como possíveis fontes de energia e vida extraterrena.

O Evangelho da Salvação do Senhor Jesus, passou a ser banalizado pela boca de inescrupulosos que pinçam parte de Sua Palavra, em benefício próprio, e usam o doce e poderoso "Nome de Jesus" como senha e passaporte para o poder e a fama. Dificilmente se vê na humildade, a bondade, a misericórdia e o coração contrito, diante de Deus, à conduzir a vida dos homens neste limiar de novo milênio. Mesmo entre os cristãos, essas coisas, assim como o respeito e o temor a Deus perderam o devido valor e importância. "Não dá IBOPE", como se diz numa das gírias mais comuns, dos nossos dias, falar de Jesus, com seus atos e palavras; não está na moda imitá-lo, vivendo como Ele viveu e nos ensinou. Amar os pobres, os humildes, os mansos, os pacificadores... coisa que não tem mais valor nos nossos dias. O amor próprio, o ego, cada vez mais enaltecido e acalentado, o desejo de ser visto, admirado, aplaudido e reverenciado, a mola mestra da humanidade: engana-se, rouba-se e mata-se por isso.

Convivendo com esse cenário, tão comum dos nossos dias, meu espírito se enche de temor e tremor diante do Deus Todo Poderoso, que tudo vê, ouve e sabe. Que futuro terá a humanidade diante desta Sodoma e Gomorra, que vivemos e que cerca nosso trabalho, nossos lares e nossa vida?!

O verdadeiro Povo de Deus precisa realmente viver conforme o Seu querer e a Sua Palavra Sagrada, como servos humildes e corajosos. o último atalaia deste mundo tenebroso, que tem a nobre missão de "pregar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, aos prisioneiros a liberdade, proclamar um ano de graças da parte do Senhor, um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos. (Is. 61,1-3)

Pense nisso, meus queridos e amados em Cristo Jesus. Seja alguém que, apesar do mundo girar para a esquerda, continua caminhando ao lado do que está à direita de Deus Pai Todo Poderoso e que á de julgar os vivos e os mortos no último dia. Esteja junto daquele que nos deu a vitória com sua morte e ressurreição, cujo seu Nome está acima de todos os nomes, Jesus. (conf Fl 2, 9-11).

"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que perfeito ". (Rm 12,2)

"O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor te mostre a sua face e conceda-te sua graça! O Senhor volva seu rosto para ti e te dê a paz! E assim invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e eu os abenoarei". (Nm 6,24-27) Amém!


Marcelinho - Nova Geração

Nenhum comentário:

Postar um comentário