Eles chegam a Jericó. Estando Jesus a sair de Jericó com seus discípulos e uma multidão considerável, o cego Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado beira do caminho, mendigando. Ao saber que era Jesus de Nazaré, pôs-se a gritar: "Filho de David, tem compaixão de mim!" Muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele gritava ainda mais: "Filho de David, tem compaixão de mim!" Jesus deteve-se e disse: "Chamai-o". Chamam o cego, dizendo: "Confiança, levanta-te, ele te chama". Deitando fora o manto, ele se levantou num salto e foi ter com Jesus. Dirigindo-se a ele, Jesus disse: "Que queres que eu faça por ti?" O cego respondeu-lhe: "Raboni, que eu recupere a vista!" Jesus lhe disse: "Vai, a tua fé te salvou". Logo ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.(Mc.10, 46 -52)
Introdução
Geralmente se atribui esta passagem que ocorreu com o cego de Jericó, ao homem que estava no mundo, perdido, sem a salvação, cego para as coisas espirituais e que, de repente, ao encontrar com o Salvador, tem a sua vida restaurada e passa a ver coisas que ele não via com o seu ponto de vista.
Este estudo, porém traz uma outra colocação, não descartando esta primeira. A colocação á que nos referimos é a de que o cego possa ser a pessoa (cristão) que perdeu a visão espiritual com o tempo.
O Cego
É interessante que a Bíblia não relata que este cego era assim de nascença. Ele pode ter enxergado anteriormente e agora tinha perdido a visão. Isto pode estar falando de nós que já não éramos mais cegos para as coisas celestiais e fomos perdendo a visão aos poucos, como o cego. Deixamos de ver as bênçãos que o Senhor estava operado em nós. ás vezes uma libertação, ou uma cura que passa desapercebida por nós e esquecemos de Deus e começamos a achar que fomos nós quem conseguimos tal coisa pelos nossos méritos. Quando o homem fica nesta situação ele já está cego ou está se tornando.
À beira do caminho
Aquele que está parado na caminhada (a beira do caminho, como o Bartimeu), ele conheceu o caminho, que é Jesus, entrou nele, mas não caminhou, melhor dizendo, não perseverou.
Isto ocorre quando a pessoa se converte (entra no caminho), mas não busca as coisas do céu, não vive para o seu Deus, não lê a Palavra, não tem uma vida sacramental, etc; isto é, não deu passos, ficou parado. A sua salvação ficou no passado, ele não deu continuidade, à aquilo que Deus iniciou em sua vida; não deixou Jesus ser o seu Senhor, o seu Salvador.
Ele ouve as maravilhas que os outros contam quando passam pelo caminho. Com ele, porém, não acontece nada, ele fica somente mendigando orações, ajudas etc; não consegue ter as suas experiências pessoais, não consegue ver as bênçãos, pois além de estar cego, se tornou um mendigo para as coisas espirituais.
Ele sabe de tudo o que se passa no caminho, a nova vida que encontramos com Deus; mas não pratica por estar parado no caminho.
Filho de Davi
O cego já conhecia a Jesus, o chama de filho de Davi, já ouviu falar dele, sabe quem ele é. Quando ele ouviu que Jesus estava passando, não hesitou, clamou em alta voz por aquele que o podia tirar daquela situação.
Realmente este é o segredo para a pessoa que sabe que já está cega. Ela deve clamar e buscar a Deus de todo o coração. Ela não deve se deixar levar pelo comodismo e nem pelas dificuldades, mas sim, deve lutar pela sua salvação.
E muitos o repreendiam, para que se calasse
Ás vezes pode ocorrer de alguns irmãos o discriminarem, ao invés de ajudá-lo, alguma situação que te leva a desanimar, desacreditar ou algo parecido. Isto acontece mesmo, são os amigos de Jó. Aqueles "irmãos" que vem lhe exortar e repreender, além de o discriminar.
Quando uma pessoa está ficando cega, a pior coisa que pode acontecer em sua vida a apatia e discriminação de alguns. Isso faz com que ele saia mais rápido do caminho de Deus e vá para o mundo, pois não achou um ombro amigo.
Os que estão firmes devem vigiar para que isto não ocorra em nosso meio.
O Senhor Jesus, porém, fez o contrário e teve amor também pelo cego. Teve misericórdia e o chamou. O Senhor nos ama mesmo que sejamos imperfeitos e falhos. "A sua misericórdia se estende de geração em geração".
Ele nunca aponta o dedo acusando ninguém, ao contrário, sempre estende suas mãos para nos acolher com seu eterno amor.
Tem compaixão de mim.
O homem se reconhece necessitado e busca o Senhor. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" I (Jo 1, 9). É preciso ter um coração arrependido e humilde para que o Senhor possa operar.
Lançando de si a sua capa
A capa fala de proteção, a proteção que a pessoa que está cega cria em torno de si. Ela não quer falar com ninguém, se fecha, achando que vai estar protegido em si mesmo. Quando cai em si e lança esta capa de sua vida, o Senhor o liberta da opressão que estava sobre sua vida.
E imediatamente recuperou a vista
A palavra é recuperar porque antes ele via, antes ele enxergava; e agora volta a ter uma nova vida. Recupera aquilo que havia perdido; um renovo que o Senhor nos dá quando estamos assim.
Conclusão
Que Deus possa nos abençoar e sempre possamos lembrar desta passagem em nossos corações, para não ficarmos cegos e se ainda assim ficarmos, busquemos correndo ao Senhor Jesus, que nos restaurará.
Marcelinho - Nova Geração
Nenhum comentário:
Postar um comentário